quarta-feira, 16 de setembro de 2009

After Dark (ou Após o Anoitecer)

Ah, que alegria, senhoras e senhores! Saiu a tradução brasileira do mais recente romance do Murakami Haruki!!!(\o/) O título da edição brasileira ficou "Após o Anoitecer" (eu acho que deveriam ter mantido o título original, mas fazer o que?), e foi lançado esse mês pela editora Alfaguara (que já havia publicado Minha Querida Sputnik, Kafka à Beira-Mar e Norwegian Wood) e tradução de Lica Hashimoto (que já havia traduzido fantasticamente o Dance, Dance, Dance, pela editora Liberdade).
A história se passa numa noite nas ruas de Tóquio, e nos mostra diversas personagens que representam de certa forma, a vida noturna e como as coisas mudam quando a luz se vai. Entre às 23h:56m e às 06h:52m, Murakami nos leva, como meros espectadores, para dentro da vida de pessoas aparentemente comuns, e nos mostra coisas que nossa imaginação sequer poderia sonhar. Desde os motivos de Mari Asai estar lendo sozinha numa lanchonete no meio da noite, até os brutais segredinhos do funcionário exemplar Shirakawa, dos quais sua esposa jamais sequer suspeitaria; nos vemos surpreendidos por um novo ponto de vista sobre a cidade, as pessoas e até mesmo o amor, na luminosidade escassa das horas tardias.
Obviamente que esse novo romance mantém algumas das características clássicas de um livro do Murakami Haruki, como inúmeras alusões à música, personagens marcantes e misteriosos, histórias cheias de fantasia mesclando-se à realidade... Mas, ainda assim, After Dark é um livro muito diferente dos anteriores. Seja na estrutura de narrativa, no período em que se passam os acontecimentos, na conexão entre os personagens; este é um livro único, que demonstra com força devastadora (apesar de sutil), o constante amadurecimento e aprimoramento do estilo de Murakami. E mesmo para quem não teve o prazer de ler outras obras dele, vale muito a pena, principalmente por não ter conexão com outros livros (coisa que não acontece com o Caçando Carneiros e Dance, Dance, Dance -aliás, se alguma editora chegar a ler este post, PELO AMOR DE DEUS, PUBLIQUEM OS DOIS PRIMEIROS LIVROS DA QUADRILOGIA DO RATO!!!!).
Enfim, deixo-lhes com a maravilhosa Five Spots After Dark, e até a próxima^^

Um comentário:

  1. Uhhhhh o-o Eu quero ler x3 Acho que você chegou a comentar desse livro comigo, mas não lembro bem @@

    Bom, de qualquer maneira, vou ler sim x3

    ResponderExcluir