quinta-feira, 17 de setembro de 2009

[Livro] Contos Fantásticos - Ryunosuke Akutagawa






COMO ASSIM NUNCA OUVIRAM FALAR DE RYUNOSUKE AKUTAGAWA????
Bom, eu apenas dou um desconto pois sei que a literatura japonesa não é tão popular assim aqui no Brasil (e tenho lá minhas dúvidas se algum dia será).
Ryunosuke Akutagawa (1892 ~ 1927) foi um dos escritos mais importantes da literatura japonesa, junto Natsume Soseki, Junichino Tanizaki, Yasunari Kawabata dentre outros. Tinha o próprio Natsume Soseki como sensei e uma das maiores inspirações para escrever, mas como suprasumo de influências, ele sempre citou escritores russos como Dostoievski, Gogol, Tchekov.
Naquela época, a escrita não era bem aproveitada e nem reconhecida como é hoje. Tanto que ele nunca chegou a ganhar reconhecimento quando era vivo, apenas ficou conhecido apósmorrer por overdose de certos comprimidos suspeitos em 1927. Tanto que o prêmio literário mais concorrido do japão é o Akutagawa Prize, dado 2 vezes ao ano e mostra hoje em dia os escritores mais promissores do japão.
Ganhou o nome de Ryunosuke por ter nascido no dia e no ano do dragão (Ryu). Cresceu em uma casa que chegou a citar em alguns de sesus contos como 'maldita' com uma mãe louca cuja qual teve um bom início para ter sbre o que escrever. Começou um relacionamento com uma garota já sua amiga de infância que não prosseguiu por as famílias não concordaram com a união, fazendo-o casar com uma outra mulher e tem alguns filhos. Nenhum deles escritor, um deles foi ator e o outro maestro.
Cito este livro pois foi o primeiro que li dele (de dois que consegui achar). Ele nunca chegou a escrever uma novela em si, apenas contos que são citados em todos os lugares e alguns deles inclusive usado em escolar primárias no japão. Não só os contos são formidáveis, como também a tradução do Diogo Kaupatez foi impecável. Ele não só traduziu como também fez algumas pequenas adaptações, tornando assim a leitura mais irresistível.
Quando o comecei a ler não consegui mais parar. É um livro bem curto com um total de 95 páginas citando alguns dos contos mais importantes dele: Rashomon, O Nariz, Sopa de Cará, O fio da aranha e Dentro da mata.
Rashomon tem um clima extremamente melancólico e conta a história de um rapaz tentando sobreviver sem dinheiro e nem perspectivas, enquanto pensa sobre o que fazer, decide roubar cadáveres do monte Rashomon para ter, no mínimo, algo para se alimentar. O nariz é extremamente inspirado pelo 'O Nariz' do Gogol, mas se em um o nariz simplesmente deraparece e fica perambulando pela rússia, nesse o nariz começa a crescer e crescer cada vez mais, ficando similar a uma linguiça, fazendo o seu dono se desesperar e tomar uma medida drástica. Sopa de cará mostra um rapaz ingênuo que, como maior desejo, era se empanturrar tomando sopa de cará, mesmo que para isso tenha que percorrer um enorme trajeto, cruzando com figuras fantasiosas e enfrentando diversos desafios para tornar real seu sonho. O fio da aranha é usado até hoje em dia em estudos em universidades e como texto obrigatório em escolar primárias do japão, conta a história de duas pessoas: Uma em cima de um vulcão, no paraíso; e outra dentro do vulcão, no inferno; tentando sair de uma forma ou de outra, entregando sua possibilidade a um único fio de aranha jogado pela pessoa do paraíso. Dentro da Mata teve uma adaptação cinematográfica dirigida pelo Akira Kurosawa (Rashomon) e relata um único crime, mas com vários resultados e desenrolares: Seja do criminoso, de uma mulher e inclusive de um espírito.
Nem que eu tente escrever por milhares e milhares de anos nunca conseguiria fazer uma resenha decente de Ryonosuke Akutagawa, seus contos são (Como diz o título) FANTÁSTICOS. É a indicação perfeita para quem quer ler algo da literatura japonesa, contos simples e cativantes em uma narrativa objetiva e deliciosa. Um de meus livros prediletos.
Por fim, LEIAM. Vale MUITO a pena.

Nota: 10.
Sem mais.


Ler ouvindo:
Kagrra - Gozen
Legião Urbana - A tempestade do Século
Azakawa Maki - Cat Nap

Um comentário:

  1. a resenha ficou ótima, e o livro é ainda melhor!!! espero que mais pessoas compartilhem do prazer de ler Akutagawa...*-*

    ResponderExcluir