quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Go

(É, pessoal, me empolguei...hehe)
O porquê de eu ter lido esse livro é uma história que por si só, merece ser contada.
Eu lá, largada e abandonada, longe de todo mundo e meu ex-noivo vira pra mim e diz: "ah, achei esse livro aleatório na Livraria Cultura, e comprei, olha só o que está escrito na contracapa, não parece ser bom???" e eu, após ler a supracitada contracapa só respondo: "eu quero ler, eu quero ler eu quero leeeeeeeeeeeer!!!!! me empresta, me empresta, me empreeeeeeestaaaaaa!!!" Sério, foi amor à primeira vista, eu e o Go.
Depois de muito encher o sac... digo, argumentar, ele finalmente me emprestou o livro. E, sinceramente, fazia tempo que eu não lia algo que me deixasse tão bem. Mais exatamente, 6 anos, desde que eu li "Alta Fidelidade" (o quê? você não leu "Alta Fidelidade"??? assistiu ao filme, pelo menos??? não????? então sai da frente do computador e vai ler algo decente, em vez deste blogzinho de meia tigela!!!). Tá, ok, posso estar forçando um pouquinho, já li muita coisa boa desde os 15 anos, inclusive um outro livro do Nick Hornby (Slam, sobre um adolescente skatista, muito bom, muito bom!!!), mas ainda assim, isso não tira o mérito de como ler Go me fez bem.
Aí, eu ainda na empolgação de ter acabado de terminar de ler o livro, meu ex-noivo me informa que o autor, Nick Farewell, é paulista, e tem orkut!!!(oh!, como se ter orkut fosse a melhor coisa do mundo, mas enfim, eu fiquei feliz, e daí?) Enfim, sei que adicionei o cara, entrei na comunidade do livro e blá, blá, blá, aí a história perde a graça, mas whatever. Não era nem para contar a história que eu comecei o post. Vamos à resenha.
Quem na vida nunca se sentiu um loser? Quem nunca se sentiu o último salgadinho frio na mesa da festa que acabou? Quem nunca sofreu por uma burrada que fez, por um amor que perdeu? Quem nunca teve um sono que parecia grande demais para caber em sua medíocre vida? Quem nunca achou que estava sozinho no momento mais difícil de sua vida? Se identificou, né?
Go tem essa particularidade. Você se vê nas personagens, nas suas pequenas vitórias, suas pequenas dores, suas pequenas desgraças (que de fora, tudo parece pequeno, mas que ganha proporções épicas quando é você quem está vivendo aquela situação)...
Go é um livro para se ler num fôlego só (porque você não vai conseguir largá-lo antes de terminar, mesmo...XP), e para se deixar como livro de cabeceira, emprestar para os amigos, para os parentes, professores, para aquele colega de trabalho que é super talentoso, enfim, para todo mundo. Porque é um livro que te dá vontade de seguir em frente, de lutar pelo que se quer, de nunca desistir. Mas, ao contrário de um livro de auto-ajuda, realmente vale a pena. Mesmo que você não se sinta tão tocado pelo livro quanto eu, vale a pena ainda pelas referências literárias, e pela ótima playlist, indicada pelo próprio Nick Farewell.
Deixo-os com Groove Armada, em referência ao álbum de fotos do cara.

Um comentário:

  1. No meu caso tá um pouco além de se sentir loser, sou loser desde que me conheço por projeto de pessoa '-' Ah, e você chegou a comentar desse livro também, mas não falou sobre o que era xP

    Vou ler também ^^

    ResponderExcluir