quinta-feira, 17 de setembro de 2009

[Filme] Seul Contre Tous (Sozinho Contra Todos)


Todos (ou pelo menos quase todos) já devem ter ouvido falar de um diretor bem controverso chamado Gaspar Noé. Conhecem dele, mesmo que de nome, o filme Irreversiblé (Irreversível) pela sua agressividade, linguajar extremamente violento, a temática igualmente brutal, a filmagem inversa e as vezes incompreensível, a pornografia explicita e, mais que tudo, a cena de estupro mais longa do cinema.
Antes de ter feito Irreversível, Gaspar Noé apenas tinha feito alguns punhados de curta metragens, tal como Titarella de Luna, Intoxication dentre outros. Nesses curtas ele criou um nomeado CARNE. Onde é mostrada a vida de um açougueiro e sua filha, como ela cresceu e como suas vidas foram absolutamente viradas do averso por um pequeno mal entendido e uma ação impensada. Após as filmagens de Carne (que inclusive ganhou um prêmio de Melhor Curta-Metragem) foi criado Seul Contre Tous (Sozinho Contra Todos) que a continuação dessa história.
Fazendo um bom resumo do resumo. O açougueiro, mais especializado em carne de cavalos, conta a trajetória de sua vida, onde nasceu, como cresceu, sua paternidade e como aprendeu seu ofício. Logo ao conhecer uma mulher e transar com ela em um motel qualquer, descobre pouco tempo depois que ela estava grávida, assim nascendo Cynthia. Quando Cynthia ainda era um bebê a mulher simples deixou um pequeno bilhete rasgado e desapareceu por completo da vida do açougueiro, que fez das tripas coração para criar a pequena Cynthia. Com um pouco de esforço e dedicação o conseguiu, mas ainda assim, não conseguia notar o quanto a menina cresceu e como seu corpo se desenvolvera, abrindo assim seus olhos para a beleza que Cynthia esbanjava. Se surpreendia a ela, por que não seduziria a outra pessoa?
Um dia, Cynthia andava pela rua quando teve a sua primeira mestruação. Atordoada pelo ocorrido, percorreu cambaleante as ruas para o açougue de seu pai. No meio do caminho foi parada por um trabalhador de uma obra local que começou a conversar com ela, um amigo de seu pai ao ver a cena, pegou a menina pelos braços e levou ao pai que, logo de cara, notou umas gotículas de sangue no vestido da menina.
Irado e sedento por vingança pela 'injustiça cometida', foi a tal construção em direção ao primeiro homem que viu e o esfaqueou,deixando-o assim desfigurado.
Pouco tempo depois foi preso e separado da filha. Para conseguir liberdade, teve de vender o açougue e começar uma nova vida longe da filha. E o conseguiu. Teve uma relação com uma gorda escrota que logo em sua primeira transa engravidou. Fazendo-os assim fugir de Paris e de tudo que tinham lá.
A trama se desenrola (ainda mais) a partir disso, um homem velho querendo ter a sua vida de volta, tentando ser alguém em uma cidade que apenas tem como intuito cuspir nas pessoas que não lhes tem nada a oferecer. O ponto de vista dos desgraçados sem esperança e sem rumo.
O filme se sobressai principalmente pelo monólogo constante do açougueiro que despeja toda a sua fúria com relação as pessoas ao redor, com seus atos hipócritas e olhares julgadores.
Não chega a ser violento, propriamente dito, como Irreversível. Mas extremamente agressivo nas palavras, o que me fez adorar o filme.
Como acho que já falei demais:

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Um filme foda de se ver... sozinho, possivelmente meio embriagado e com muita raiva ou desilusão dentro de si. Pois, de certa forma, o filme é um espelho de tudo que as pessoas sentem no mais profundo recanto de sua existência. Toda a filmagem dele foi absurdamente bem feita, os atores são maravilhosos e, como esperar de Gaspar Noé, tem alguns trechos ininteligíveis onde passam frases desconexas mas de igual impacto com o resto do filme.
Se for assisti-lo, assista antes Carne e seja feliz liberando um pouco de sua raiva com relação a sociedade junto com o açougueiro.

Nota: 9
9 de 10 pois o filme é curto, só 87 minutos.


obs: se quiserem baixar o filme DIVIRTAM-SE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário